quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Castelo de areia

Parece não ter sustentação a candidatura de João Castelo (PSDB) à Prefeitura de São Luís. As oligarquias municipal e estadual tendem a fechar com um só nome, Clodomir Paz (PDT), evitando o risco de pulverizar candidatos e levar a disputa para o segundo turno. Castelo só seria candidato se tivesse pelo menos o apoio de uma das máquinas.
O tucano tem tradição de derrota em disputas majoritárias. Começa no teto e tende a cair nas pesquisas. Seu eleitorado fixo só garante mandato de deputado federal.
Castelo foi candidato ao Senado em 2006, tendo como primeira suplente a esposa do prefeito, Tati Palácio. A primeira dama seria efetivada caso o plano de eleger Castelo senador desse certo. Faltou combinar com o eleitorado e agora o prefeito lavou as mãos.
Ex-governador da ditadura militar, apoiado por Sarney, Castelo é diretor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), poderosa e milionária gestora do Porto do Itaqui. Tudo indica que o pretenso candidato vai ficar a ver navios ou contemplar o mar na beira da praia, esperando uma onda forte desmoronar seu sonho de vir a ser prefeito de São Luís.

Nenhum comentário: