terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

WALTER RODRIGUES SAÚDA O BLOGUE

O jornalista Walter Rodrigues fez uma saudação ao blogue. Veja abaixo.
domingo, 24 de fevereiro de 2008
Blogue do Ed Wilson
Saúdo com alegria o advento do blogue do companheiro Ed Wilson, que aliás se chama blogue mesmo, como o Colunão e poucos mais, e não blog.Além da amizade que muito prezo, vejo nele um exemplo de jornalista e cidadão sério e dedicado ao trabalho, apesar de leve e bem-humorado, apreciador do bom e do belo e avesso ao maria-vai-com-as-outras e ao maria-vai-com-quem-paga, tão difundidos entre nós.
Um de seus primeiros textos é tão bem feito quanto polêmico. Não polêmica gratuita, mas aquela resultante da reflexão que pode ser contestada, mas nunca será anulada com patadas ou mexericos — recursos usuais no mundo e submundo da política maranhense.
Trata do maniqueísmo oportunista que procura justificar os piores cometimentos político-administrativos erguendo a bandeira furta-cor do anti-sarneísmo. Isso não tem servido apenas para prolongar, mas, em muitos aspectos, até para radicalizar o que já era ruim, como no nepotismo, na manipulação das consciências e na boa e velha gatunagem.
Paro aqui para reproduzir passagens do artigo de Ed Wilson, jornalista e professor da UFMA e possível candidato a prefeito de São Luís pelo Partido dos Trabalhadores:“José Reinaldo aprendeu com Sarney e passou a Jackson Lago o segredo da magia capaz de hipnotizar e converter rapidamente a maioria dos parlamentares.
Foi assim que o candidato a deputado Edvaldo Holanda (PTC), eleitor de Roseana Sarney, rapidamente transformou-se em líder do governo Jackson na Assembléia Legislativa (AL).” “Mas não foi só a tecnologia de sedução do parlamento que Jackson herdou do sarneísmo. A “Libertação” radicalizou quase todos os métodos do sistema oligárquico dos “40 anos de atraso”, como diz o surrado chavão.
Corrupção, nepotismo, fisiologismo, secretariado predominantemente de direita, intransigência nas negociações com os movimentos sociais, falta de transparência na aplicação dos gastos públicos e tantas outras marcas da oligarquia ganham terreno rapidamente.”“O Maranhão passa por um processo de transgenia ideológica.
O governo que se propunha acabar com a oligarquia constituiu uma força à direita do sarneísmo.É preciso, portanto, superar essa falsa dicotomia de que os tucano-pedetistas com apoio de uma ala do PT sintetizam o bem em luta contra o mal (Sarney e os verdadeiros aliados do governo Lula no Maranhão).
“A vitória de Jackson foi fruto de uma concepção de político-eleitoral tão mercadológica quanto a vitória de Roseana sobre Cafeteira em 1994, só para ficar nesse exemplo. Portanto, a oligarquia e a “Libertação” compõem a mesma moeda do negócio da política. Esses dois grupos não se distingüem também sobre um projeto de desenvolvimento para o Maranhão. O que há de novo além do surrado chavão jackista dos “40 anos de atraso”? “O Maranhão ainda está amarrado à lógica modernizadora da monocultura de soja e do corredor de escoamento minero-metalúrgico. Precisa sair da modernização conservadora e dos enclaves econômicos para dar um salto rumo ao desenvolvimento.Essa tarefa cabe a novos protagonistas.”

2 comentários:

Lúcia Pacheco disse...

Olá, prof. amigo querido!!!!
Saudades de você!
Fiquei muito feliz pelo seu blog!
Agora teremos informações quentinhas sobre o cenário da política principalmente nesse ano que promete ser fervoroso.
É isso aproveite para ficar sabendo que o presidente do P-sol de Imperatriz Wilson Leite ja é canditado à prefeito de Imperatriz!
Bjs aguardo sua volta!!!!

Menina Lúcia!

Anônimo disse...

Caro Edwilson,

Tenho acompanhado teu blog e tenho uma sugestão visual a fazer: que tal não justificar os textos? Facilita a leitura e retira aquele aspecto de "tijolão" dos textos? Sei que a importância está muito mais no conteúdo do que na forma, mas uma boa aliança entre os dois é sempre rentável. =D

Grande abraço e sucesso nessa empreitada!

Adriano Rodrigues