segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Lula investe nos grotões

A região dos Cocais é a primeira do Maranhão a ser contemplada com o programa do governo federal "Territórios da Cidadania". O lançamento ocorreu hoje pela manhã, em Brasília, simultânea à implantação nos estados. No Maranhão, a cidade de Caxias sediou a solenidade. A partir de amanhã os integrantes do Colegiado Territorial dos Cocais começam a definir o plano de trabalho e o calendário de ações.
Os "Territórios da Cidadania" vão estimular o desenvolvimento regional sustentável, integrando os governos federal, estaduais e municipais. Mas a maior parte dos recursos vem do governo federal. Nos Cocais serão investidos R$ 468,6 milhões para 17 municípios em 2008, nas atividades produtivas e de infra-estrutura, assistência técnica, distribuição de renda e acesso a direitos básicos para agricultores, comunidades quilombolas e pescadores.
Ao todo, 15 ministérios do governo federal estão articulados em projetos que envolvem o Pronaf, Luz para Todos, Bolsa Família, Saúde da Família, Farmácia Popular e Brasil Sorridente. O delegado federal do Desenvolvimento Agrário no Maranhão, Inacio Sodré Rodrigues, afirma que os Territórios ampliam os recursos e a concepção do governo Lula de investir na área rural não só com assistencialismo, mas proporcionando as condições de emancipação das comunidades através da atividade produtiva.
Além do território Cocais, o Maranhão terá mais quatro áreas contempladas: Baixo Parnaíba, Lençóis, Minim e Vale do Itapecuru. No Brasil são 60 territórios na primeira etapa, onde serão investidos R$ 11,3 bilhões.

Nenhum comentário: