sexta-feira, 7 de março de 2008

Governo Lula combate a pobreza no Maranhão

O governo federal acelera a implantação dos 60 Territórios da Cidadania em todo o Brasil. O Maranhão está contemplado com quatro territórios: Baixo Parnaíba, Lençóis/Munim, Cocais e Vale do Itapecuru.
Depois do lançamento na região dos Cocais, na semana passada, o programa foi iniciado ontem no Baixo Parnaíba, abrangendo os municípios de Anapurus, Araioses, Belágua, Brejo, Buriti, Chapadinha, Água Doce, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Milagres, Santana, Santa Quitéria, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.
Territórios da Cidadania envolve 15 ministérios em ações articuladas com os governos estaduais, municipais, sociedade civil e lideranças locais. O primeiro passo é a definição do plano territorial de acordo com o potencial econômico de cada área, seguido do calendário de implantação das ações.
O delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, José Inácio Sodré Rodrigues, explica que os Territórios da Cidadania são essenciais na redução da desigualdade, no combate à pobreza e ao êxodo rural.
Com os territórios, o governo Lula avança em relação aos programas assistencialistas como o Bolsa Família. Os recursos são investidos em infra-estrutura, atividades produtivas, ações de cidadania e desenvolvimento social.
Nos 60 territórios do Brasil serão aplicados R$ 11 bilhões em áreas com menor IDH do país, dos quais R$ 933 milhões o Maranhão.

Um comentário:

Francisco José Araujo disse...

O que caberia ao governo estadual na montagem e funcionamento desses territórios?